quinta-feira, 31 de julho de 2008

Café com Política...e conversa alheia!

De norte a sul do país, todo mundo adora um cafezinho. E o clima frio de Curitiba é mais aconchegante e convidativo ainda para tomar um café. Além disso, aqui é possível encontrar sofisticadas cafeterias. Basta dar uma volta no centro da cidade ou em alguns dos nossos tradicionais bairros ou visitar um shopping para nos depararmos com uma dessas cafeterias. E foi numa tradicional cafeteria que eu ouvi uma conversa entre dois velhinhos, ou melhor, senhores, a qual aqui eu reproduzo:

- Pelo jeito, o PT vai mesmo lançar a Gleise para enfrentar o Beto Richa.

- Não tem outro candidato, né?

- É!

- Eu acho que o Beto Richa leva essa no 1º turno, viu?

- Será? Acho que não...Quando começar a campanha, os adversários vão bater bastante na questão da violência que cresceu muito aqui em Curtiba nos últimos anos e vai enfraquecer o Richa.

- Mas se eles fizerem isso, vai acabar respigando no Requião já que segurança é uma responsabilidade do Estado. E o Requião vai apoiar a Gleise e isso prejudicaria a candidatura dela.

- É, então é melhor a gente esperar pra ver!

Passado três meses desse diálogo, o PT realmente lançou a Gleisi Hoffmann como candidata à Prefeitura de Curitiba; o Requião apóia Carlos Moreira, candidato do seu partido, o PMDB ; saiu a primeira pesquisa da Datafolha divulgada na semana passada, onde o tucano aparece com 72% das intenções, seguido de Gleisi Hoffmann (PT), com 12%, e Fábio Camargo (PTB), com 3% das intenções de voto. O candidato do governador obteve 1%. Caso esse resultado se confirme no dia 5 de outubro, Beto Richa vence no 1º turno.

Hoje, acontece o primeiro debate entre os oito candidatos à Prefeitura de Curitiba. Segundo matéria publicada na UOL, os adversários deverão se unir na tentativa de enfraquecer a campanha à reeleição do prefeito Beto Richa. O objetivo é levar a eleição para o segundo turno. Aí sim Requião declararia o seu apoio à candidata do PT, confirmando a previsão de um dos interlocutores do diáologo acima reproduzido.

No final, quem estará com a razão: o velhinho que falou que nesse eleição não tem pra ninguém e o Richa vence no 1º turno ou o seu interlocutor que apostou no apoio de Requião à Gleise, o que só aconteceria de fato num provável 2º turno?

Vamos esperar pra ver!

Amanhã eu comento sobre o debate.


Vai um Café com Política aí?

Quem é que não gosta de saborear aquele pretinho básico, o nosso bom e velho café? Ainda mais se for acompanhado de uma boa prosa com os amigos. E se a conversa for sobre política, melhor ainda! Vai um Café com Política aí?