segunda-feira, 25 de maio de 2009

Casa Branca lança iniciativa de participação pública na internet

Deu no G1

WASHINGTON, EUA, 22 Mai 2009 (AFP) - A Casa Branca lançou nesta quinta-feira uma iniciativa que convida os americanos a contribuírem com ideias para tornar o governo mais transparente e lançou um site para divulgar dados federais.

Valerie Jarrett, assessora do presidente Barack Obama, descreveu a "Open Government Initiative" como um esforço para aumentar a participação dos cidadãos comum nas decisões políticas.

"Em nome do presidente, quero convidar todos vocês a se juntarem a nosso novo processo de compromisso público na formulação de políticas e contribuir com seus conhecimentos e ideias para a criação de um governo mais aberto", disse Jarrett.

"Esta é uma oportunidade para debater ideias, discutir as mais promissoras e colaborar em nossos próximos passos", acrescentou a funcionária, em um vídeo colocado em um novo blog localizado no site da Casa Branca (whitehouse.gov/open/blog).

"Prometeremos a vocês considerar cuidadosamente de seus comentários, sugestões e propostas, utilizando as melhores para estabelecer nossas práticas para o futuro", afirmou Jarrett.

O projeto inclui uma etapa de debate na qual o público é incentivado a apresentar ideias, seguido de um diálogo de dois dias e finalmente uma sessão para recomendações finais.

A Casa Branca lançou simultaneamente um novo site chamado Data.gov, que dá acesso sem filtros a informação do governo.

O governo destacou que a informação sobre assuntos federais até agora estava dispersa em distintos sites e formatos, tornando difícil seu acesso, e o Data.gov tem ferramentas de busca e extração de dados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!